Vinte anos de sucesso da Revista Leia Tour


Vinte anos de sucesso da Revista Leia Tour

Leia Tour hom

 

Pioneira em jornalismo turístico em Araraquara, a Revista Leia Tour completa 20 anos de sucesso, que marcam a história do veículo de comunicação e da cidade. Em homenagem ao serviço prestado, a revista recebeu o Diploma de Reconhecimento Público, conferido pela Mesa Diretora do biênio 2017/2018, na tarde desta terça-feira (13).

Com o intuito de fomentar o turismo na cidade e de informar os moradores e visitantes sobre o que o estado e o país têm para oferecer, a revista se consolidou como um importante meio de comunicação.

Emocionado, o idealizador da revista, Sérgio Martins, relembrou o surgimento da Leia Tour. “Em 1982, montei o projeto baseado na Revista Rádio Táxi, onde trabalhei em São Paulo, mas acabei engavetando a ideia. Em 1998, com o incentivo de Dirceu de Carvalho, resolvi colocá-la em execução após passar por dificuldades financeiras. Na época, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Araraquara [Acia], do Sindicato do Comércio [Sincomercio] e do Sindicato de Hotéis e Restaurantes [SinHoRes], o meu sonho se concretizou.”

“Vinte anos não são um acaso, se conquistam melhorando a cada dia, superando obstáculos, e Sérgio Martins fez isso com excelência, o que explica o fato de a Leia Tour ser referência em jornalismo turístico. É importante reconhecermos, por meio de honrarias, quem tanto fez e continua fazendo pela movimentação da economia da cidade”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB).

“A Leia Tour faz parte da história de Araraquara, levando informações sobre o que a cidade tem de melhor em turismo, gastronomia, no setor cultural, e é um guia para toda a população e para quem visita a nossa cidade. Parabéns aos idealizadores, e que a revista continue informando os araraquarenses por muitos anos”, disse o vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas).

Jorge Lorenzetti Neto, presidente da Acia na época do surgimento da Leia Tour, salientou que “o setor de turismo é uma área que tem uma grande importância para nossa economia, por conta da localização de nossa cidade. Estamos no meio do estado de São Paulo e temos um ponto de coerência exato entre as maiores regiões produtoras do país. Essa vocação logística nos traz uma potencialidade turística muito grande”.

“Quando eles iniciaram, há 20 anos, foram pioneiros na fomentação do turismo na cidade e, sem o auxílio da tecnologia que faz parte do nosso dia a dia hoje, eles inovaram no jornalismo local, portanto é de suma importância que tenham seu trabalho reconhecido”, destacou o vereador Jéferson Yashuda (PSDB), que sugeriu à Mesa Diretora do biênio 2017/2018 a concessão da honraria.

Com várias ações, Sérgio Martins Junior, atual responsável pela Leia Tour, sonha em ver Araraquara se tornar um polo turístico. “Em minha gestão, tenho me concentrado na área da gastronomia, com atividades paralelas, como o ‘Aqui tem Chef’ e o ‘Festival Gastronômico’, realizado em Araraquara. E o que faz isso tudo acontecer é a revista, que queremos que continue por mais 20, 30 anos.”

Também estiveram presentes o vereador Elias Chediek (MDB), o superintendente do SBT Central e Ribeirão Preto, Maurício Abravanel, o gerente regional do INSS Araraquara, Aquibaldo Silva, a presidente do Sindicato de Panificação, Maria do Carmo Caldeira Ruffino, e o representante do Sindicato de Hotéis e Restaurantes (SinHoRes), João Missuni.