Métodos de prevenção contra violência sexual


Métodos de prevenção contra violência sexual

O curso ministrado por Caroline Arcari, é voltado a profissionais da rede de atendimento à criança e adolescente de Araraquara

 Violencia sexual 01

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Prefeitura oferece, em Araraquara, no dia 31 de maio, o curso temático “Metodologias de Prevenção de Violência Sexual para Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Autoproteção”, ministrado por Caroline Arcari.

Gratuito, o curso ocorrerá no Centro Internacional de Convenção, com capacidade para 250 participantes, e direcionado a profissionais da rede de atendimento à criança e adolescente de Araraquara. Será realizado das 9h às 17h (com intervalo de uma hora, entre 12h30 e 13h30), após a solenidade de credenciamento e composição da mesa de abertura. As inscrições serão abertas em breve.

De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, o curso objetiva capacitar atores da rede municipal sobre questões referentes à sexualidade de crianças e adolescentes, conceitos básicos de violência sexual, identificação de sinais de violência, procedimentos de denúncia e utilização dos livros “Pipo e Fifi”, e “Tuca e Juba” para o trabalho junto a crianças e adolescentes do município.

“O curso integra as atividades referentes à data de 18 de maio ‘Dia Nacional do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’. Entendemos ser extremamente importante capacitar a rede a fim de que possamos qualificar a oferta de atendimento a esse seguimento”, destacou.  

Sobre a palestrante

Caroline Arcari é pedagoga e mestra em Educação Sexual pela Unesp, autora de 4 livros infantis da coleção Pipo e Fifi e presidente do Instituto Cores.

Também é palestrante convidada para importantes congressos nacionais e internacionais da área da sexualidade humana. Seu trabalho como palestrante já formou mais de 30 mil profissionais em diversos municípios brasileiros e seus projetos beneficiaram mais de 1 milhão de alunos da rede pública, desde 2006.

O projeto Pipo e Fifi já foi traduzido para outros idiomas e formou profissionais também em Portugal, Inglaterra, Cabo Verde, Estados Unidos e Espanha.

Consultora na área de Educação Sexual e enfrentamento da violência sexual, Carolina Arcari ainda presta consultoria ao programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da Rede Globo de Televisão, além de ter atuado em projetos e parcerias com o Canal Futura, Unicef e Childhood, entre outros.

O Centro Internacional de Convenção fica na Rua Ivo Antonio Magnani, 430, próximo ao Ginásio de Esportes, Gigantão, e estádio da Arena da Fonte