Conselho do Orçamento Participativo cria nova região

Conselho do Orçamento Participativo cria nova região

Orçamento Participativo 21Juliana Agatte apresenta mapa com regiões do OP em reunião do COP

O COP (Conselho do Orçamento Participativo) realizou a última reunião dos atuais conselheiros na noite de terça-feira (10), com presença do prefeito Edinho, e decidiu dividir a Região 3 do OP em duas distintas. Essa região abrange as sub-regiões do Jardim Roberto Selmi Dei, do Residencial Valle Verde e do Jardim Indaiá.

Na prática, a partir de 2019, o OP passará a ter 12 regiões, com a grande região do Selmi Dei escolhendo duas obras diferentes para inclusão no Orçamento. A votação do COP parte do princípio de que o crescimento populacional e a carência de políticas públicas, principalmente no Valle Verde, justificam essa divisão.

“O COP sugeriu ao governo que crie uma nova região naquela área, o que será uma novidade no ano que vem. Em vez de 11 regiões, teremos 12 com essa redivisão. Ainda faremos um estudo de quais bairros irão compor cada região”, explica o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino.

O prefeito Edinho enalteceu o papel do conselho. “O COP é extremamente importante para o planejamento do Orçamento Participativo e permite a participação da população no encaminhamento das decisões. Isso é democracia de verdade”, declarou, parabenizando os conselheiros pelo trabalho no último ano.

A partir da próxima reunião, os novos conselheiros, escolhidos no processo do OP deste ano, irão conduzir os encaminhamentos das deliberações do OP de 2018.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, além de toda a equipe do OP.