Gerar energia em casa está mais barato e é uma ótima opção


Gerar energia em casa está mais barato e é uma ótima opção

Energia solar

O número de consumidores brasileiros que produzem a própria energia aumentou mais de 17 vezes nos últimos anos no Brasil, segundo a Aneel. De acordo com a agência, em todo o país, o n[umero de instalações de energia solar cresce disparadamente.

A maioria desses consumidores usa a luz do sol como fonte geradora. No interior de São Paulo, com sol forte durante praticamente o ano inteiro, o cenário não é diferente. O investimento vale a pena e se paga no decorrer dos anos. A instalação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica tem vida útil aproximada de 25 anos.

Diversos moradores têm conseguido economizar na conta de luz ao investir em equipamentos que aproveitam energia solar. Com o sistema de captação de energia solar, o consumidor consegue reduzir a conta de luz no fim do mês ao investir em painéis solares capazes de gerar 400 quilowatts/hora (kWh) por mês.

Após a instalação de metade dos painéis de energia solar, o resultado é imediato. O valor da conta de luz cai significantemente.

Empresas que vendem kits de energia solar afirmam que a procura nos últimos dois anos aumentou mais de 20 vezes. O preço comercializado reduziu muito e os consumidores têm notado que vale a pena, porque o retorno é garantido. Isso porque o imóvel consegue produzir a própria energia com os painéis e a conta de energia pode ser reduzida em até 90%.

E não são apenas residências que apostam na fonte limpa para gerar energia. Condomínios também já estão se programando para implantar a captação por energia solar.

Um investimento de aproximadamente de R$ 48 mil nos painéis de energia solar em um condomínio, geram cerca de 12% de toda a energia consumida no local. Com a economia, moradores dos condomínios já estudam a instalação de mais placas. A redução nas contas de quase 30%, fomentando a ideia de ampliação dos sistemas.